sexta-feira, 31 de julho de 2009

IV. Arte na Roma Antiga

O Império Romano foi uma sociedade extraordinariamente aberta e cosmopolita, que absorveu os traços regionais num modelo comum totalmente romano, homogêneo e diversificado ao mesmo tempo. Graças a um vasto legado literário, hoje temos a possibilidade de traçar a história da civilização romana com riqueza de detalhes.
Os romanos eram grandes admiradores da arte grega de todos os tipos e períodos. Não só importavam milhares de originais de épocas anteriores e deles faziam um número ainda maior de cópias, como também as suas próprias criações eram baseadas em fontes gregas. Por essa razão, a autonomia e originalidade da pintura e da escultura romana são questionáveis. A estatuária romana tem o realismo como principal característica. Eles realizaram trabalhos em pedra, mármore, bronze e madeira. Os baixo-relevos foram muito usados pelos escultores em função da história de seu povo e de celebrações dos atos.
Paralelamente aos afrescos (pinturas realizadas em paredes) ocorreu outra forma artística: o mosaico. Além de servir como piso, nas casas, durante todo o período imperial, foi usado nas paredes.
Os romanos copiaram muito da arte de pintar dos gregos. Eles usaram o claro e o escuro com finalidades plásticas e abusaram da expressividade dos gestos das figuras.
O mesmo não acontece com sua arquitetura. Considerada pelos romanos a “arte mãe”, era dotada de uma grande proeza criativa e inventiva. Desde o primeiro instante, refletiu uma forma exclusivamente romana de vida pública e privada. Os romanos aprenderam muito com os etruscos. De acordo com os escritores romanos, os etruscos foram mestres de engenharia arquitetônica, de planejamento urbano e agrimensura. Muito pouco restou desta arquitetura inicial, mas informações coletadas em escavações recentes mostram que os etruscos eram realmente construtores altamente habilidosos. Talvez a maior herança desse legado etrusco tenha sido o arco de plena volta. Não se pode pensar no desenvolvimento da capital romana sem o arco e o sistema de construção de abóbodas que dele se origina.
Os romanos construíram estradas, viadutos, aquedutos, sistemas de esgoto, fóruns, basílicas, termas, teatros, anfiteatros, circos, templos, arcos e colunas. Tudo era voltado para uma maior organização pública, não só para manter melhor o controle político e melhoras as rotas comerciais, mas também para demonstrar sua superioridade.
As cidades eram coligadas por uma vasta rede de estradas calçadas, com enormes pedras polidas, visíveis ainda hoje na Via Apia, em Roma.
Os romanos são responsáveis por uma das maiores construções do mundo - o Coliseu. Um anfiteatro enorme no centro da velha cidade, que podia acomodar cinqüenta mil espectadores. Outra construção grandiosa é o Panteão. Templo circular e enorme, dedicado a todos os deuses.































Nenhum comentário: