sábado, 15 de agosto de 2009

Falando em Arte...Restauração

Denominamos Patrimônio Cultural ao conjunto de bens culturais de valor reconhecido para um determinado grupo ou para toda a humanidade. Esses bens culturais estão divididos em duas categorias:
. Bens intangíveis (idéias, costumes, crenças, tradição oral, danças folclóricas, etc.)
. Bens tangíveis móveis (objetos de arte, livros, documentos, objetos litúrgicos, fósseis, etc.) e bens tangíveis imóveis (murais, monumentos, edifícios, templos, sítios arqueológicos, etc.)
Restaurar e preservar o Patrimônio Cultural tem importância fundamental para o desenvolvimento e enriquecimento cultural de um povo. Os bens culturais guardam informações, significados, mensagens, registros da história humana - refletem idéias, crenças, costumes, gosto estético, conhecimento tecnológico, condições sociais, econômicas e políticas de um grupo em determinada época.
A restauração de bens culturais engloba uma série de procedimentos, técnicas e operações. Antigamente, esse trabalho era realizado, em geral, por artistas leigos ou por pessoas com "habilidades manuais" e essa prática gerou danos, por vezes, irreparáveis!
Atualmente, no entanto, cabe aos restauradores essa tarefa. São profissionais especializados que respeitam a autenticidade da obra e seguem um roteiro rígido e bem definido. Primeiramente é realizada uma pesquisa sobre a obra, a época em que foi criada e o material utilizado pelo artista.Em seguida, é feita a limpeza da obra. Só então, é efetuada a restauração.

Nenhum comentário: